quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os Fincadas na 6ª Maratona BTT Óbidos...

Foi no passado Domingo dia 18 de Setembro que dois amigos do grupo "Os Fincadas BTT Juncal" se deslocaram até Óbidos para marcarem presença na grandiosa 6ª Maratona Óbidos.
As nossas expectativas em relação a este evento eram altas, dado tratar-se de um evento de renome organizado pelo "Clube BTT Caldas", e dada a participação massiva de atletas (+ de 600 atletas) alguns dos quais bastante conceituados.
Brindámos as nossas participações com um 10º e 14º lugar da geral, o que nos deixou bastante satisfeitos.
A nossa aventura começou às 7:20 horas com a saída do Juncal para chegarmos a Óbidos perto das 8:00 horas, levantar o dorsal, um dedo de conversa com alguns amigos, aprontar a bike, um cafezinho, e quando chegamos há meta já eram 8:45 horas o que nos valeu um péssimo posicionamento e a largada atrás de mais de 500 atletas, algo que não nos preocupou pois tínhamos 80 kms para recuperar lugares, e foi isso que veio a acontecer.
A nossa opinião no final era unânime, o percurso muito rolante nos primeiros 35 kms e durinhos quanto basta nos 45 kms restantes, com alguns trilhos bastante divertidos e uma paisagem maravilhosa em redor da Lagoa de Óbidos.
Deixamos uma palavra de reconhecimento pelo bom trabalho realizado pela organização "Clube BTT Caldas" que nos proporcionou uma bela manhã de BTT idealizando um percurso magnífico.
                             Joel Marcelino - 10º lugar da geral com 03:34:15 horas.

Paulo Cruz - 14º lugar da geral com 03:39:21 horas.

Parabéns Fincadas...



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Os Fincadas BTT Juncal" na Taça de Portugal de Downhill.

Não, não fomos participar, não é que não houvesse gente maluca no grupo para essa aventura, mas fomos apenas assistir a alguns momentos de pura espetacularidade.
A ideia era juntar o útil ao agradável, e foi isso que aconteceu, com um grande grupo de amigos lá saímos do Juncal por volta das 9:00 horas no passado dia 11 de Setembro em direção a Porto de Mós percorrendo parte da Serra dos Candeeiros para às 11:00 horas observarmos a sessão de treinos e qualificação da 4ª prova da Taça de Portugal de Downhill, aproveitando assim para pedalarmos até ao local da prova e depois observarmos os grandes malucos do Downhill.
Depois de assistirmos a algumas espetaculares descidas por parte destes atletas e também algumas quedas sem graves consequências, prosseguimos a nossa volta de regresso a casa, ficando a promessa de regressarmos para tentar fazer o circuito de Downhill com as nossas bicicletas de BTT, é evidente que não demoraremos o mesmo tempo para fazer a descida nem faremos aqueles saltos enormes, mas passaremos pelas escapatórias e estamos decididos a fazer todo o circuito em cima das bicicletas, o que já será uma grande proeza...

Itinerário: Juncal, Albergaria, Pedreiras, Pé da Serra, Bezerra, Ribeira de Cima, Serra Ventoso, Fornea, Porto de Mós, Corredoura, São Jorge, Moitalina, Cruz da Légua e Juncal.
Tempo de andamento: 3:00 horas
Kms percorridos: 53 Kms

Boas fincadas...

sábado, 10 de setembro de 2011

Areia e mais areia...

Já chega de areia!
Esta era a expressão mais utilizada por alguns dos amigos do grupo "Os Fincadas BTT Juncal".
Foi no passado Domingo dia 04 de Setembro que este grupo de amigos vez uma lenta mas agradável voltinha Domingueira lá para as bandas do pinhal do Camarção, o desafio era pedalar o maior numero de kms possíveis em caminhos arenosos, e entrando na Boiça, até à Maceira sempre por pinhal encontramos longos trilhos de areia, que nos obrigam a um desgaste suplementar e isso era notório em alguns companheiros desta voltinha.
Com um grupo bem constituído e com algumas caras novas, lá fomos devorando kms de areia por trilhos por sinal bem divertidos, que até deram para algumas quedas divertidas, devido essencialmente à inexperiência de andamento em trilhos arenosos.



Com a passagem pela Maceirinha torna-se inevitável percorrer o sempre lindo trilho ribeirinho aí existente, para depois tomar a direcção da pastelaria da Calvaria para aí repor toda a energia despendida, e não é que conseguimos esgotar os bolos existentes na pastelaria!





Em resumo foi uma voltinha divertida, bastante lenta é verdade, mais lenta que o normal, mas o andamento deste grupo de amigos ao Domingo é e continuará a ser condicionado ao andamento do atleta que mais dificuldades apresente, porque partimos juntos e gostamos de chegar juntos e não deixar ninguém perdido...

Itinerário: Juncal, Andam, Boiça, Pinhal do Camarção, Maceirinha, Arnal, Calvaria, Vale d`Água e Juncal.
Tempo de andamento: 2:55 Horas
Kms percorridos: 34 kms

Até ao próximo encontro...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estação Arqueológica de Parreitas!

Foi no passado dia 28 de Agosto que o grupo de amigos "Os Fincadas BTT Juncal" se deslocaram para mais um passeio de BTT matinal, desta vez o destino foram as zonas de Alcobaça, Barrio e Valado dos Frades.
Percorremos todas estas zonas por trilhos magníficos alguns bastante fechados e quase intransponíveis, mas como íamos com um espírito descobridor e sem rota definida as dificuldades foram-se ultrapassando, e já perto do final da volta deparamo-nos com um grande monumento histórico a "Estação Arqueológica de Parreitas" onde aproveitamos para tirar a nossa foto do dia.
A Villa Romana de Parreitas, situada nas colinas do Bárrio e debruçada sobre a antiga Lagoa da Pederneira, é testemunho de uma ocupação humana que se prolonga entre os séculos I e IV, sendo herdeira de uma tradição que remonta, pelo menos, ao Calcolítico.

Já referenciada por Vieira Natividade (professor Alcobacense) nos finais do século XIX, a Villa torna-se objecto de escavação e estudo sistemático a partir de 1980, sob a direcção do prof. Doutor Pedro Gomes Barbosa (Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo Alexandre Herculano - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Apoiadas na riqueza da antiga Lagoa da Pederneira, a noroeste, e na produtividade agrícola dos campos que as marginalizam a sul, foi possível àquelas populações desenvolverem uma economia autónoma, que lhes permitiu estabelecer relações com comunidades geograficamente afastadas. O seu desenvolvimento económico comprova-se também pelas actividades industriais, essencialmente vocacionadas para o consumo local, e das quais destacamos a olaria, a tecelagem e a metalúrgia.

As estruturas arquitectónicas exumadas definem dois edifícios, sendo pelo menos um destinado a habitação. Construídos em alvenaria, ligada com "opus" e atravessados por três sistemas de canalização, são um claro exemplo de construção local influênciada pela técnica romana. O seu interior, estruturado em redor de um pátio central, apresentava vários muros decorados com estuque pintado, sendo o chão coberto de "opus signinum" e, em pelo menos um caso, revestido a mosaico, destruído pelas recentes actividades agrícolas.

O espólio encontrado e exposto no Museu Monográfico do Bárrio, é demonstrativo das diversas actividades dos habitantes daquele espaço, com relevância para as de carácter quotidiano: grande quantidade de fragmentos de cerâmica comum e conchas de moluscos utilizados na alimentação. Paralelamente, surgem alguns objectos em cerâmica de luxo, nomeadamente diversos tipos de "terra sigilata", bem como moedas de bronze, fragmentos de vidro, contas decorativas, asas de "situla", algumas "fibulae" e dois fragmentos de uma inscrição em pedra.

Itinerário: saída do Juncal às 9:00 horas em direcção Senhora da Luz, Maiorga, Boavista, Alcobaça, Vestiaria, Barrio, Valado dos Frades, Casal d`Areia, Povóa, Cós e Juncal.
Tempo de andamento: 3:20 Horas
Kms percorridos : 45 Kms

Boas fincadas...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Passeio de BTT Festas de São Miguel 2011.

Escrevemos estas pequenas linhas apenas para agradecer a todos os participantes e organizadores que tornaram possível este evento, pedir desculpas a todos os que procuraram neste evento mostrar os seus dotes atléticos e ficaram desapontados com o andamento que encontraram e enobrecer o espírito de camaradagem demonstrada por esta meia centena de participantes deste evento.
Este ano um pouco menos participado (aproximadamente 30 atletas a menos) talvez um reflexo da maldita crise económica, este evento decorreu da melhor maneira possível, não registando qualquer problema entre os participantes, a não ser as dores nas pernas dos atletas menos rodados.
Parabéns a todos desde os mais jovens aos menos jovens pela vossa contribuição/participação nesta grandiosa festa anual da Vila do Juncal.
Esperamos por vós no próximo ano.
Até lá boas pedaladas…